Home / Curiosidades / Contaminação por coronavírus agora é considerada como acidente de trabalho

Contaminação por coronavírus agora é considerada como acidente de trabalho

Através de uma liminar, os ministros do Supremo Tribunal federal decidiram que a contaminação pelo coronavírus, quando acontecer no ambiente do trabalho, passa a ser considerada uma doença ocupacional e assim pode ser interpretado como acidente de trabalho.

Com esta decisão, os profissionais que atuam na área da saúde em todo o Brasil, agora, contam com maior visibilidade, pois estão na linha de frente desta batalha contra a Covid-19.

O STF, reconhecendo esta doença como sendo ocupacional, permite que trabalhadores dos setores essenciais que venham a ser infectados, tenham direito ao auxílio-doença, por exemplo.

De acordo com os dados da SES-MG, já são quase 5 mil profissionais afastados desde o início da pandemia em Minas Gerais, sendo que outros 215 já perderam a vida em decorrência da doença.

Uma enfermeira, de 42 anos, contou ao jornal Estado de Minas que ela contraiu o coronavírus e precisou ficar 14 dias afastada do trabalho. Os dois testes que ela fez resultaram positivo para a doença e, agora, seu grande desafio é voltar ao trabalho apesar das sequelas deixadas pela doença, já que constantemente tem sofrido com falta de ar.

É um cansaço pulmonar, tenho dificuldade em puxar o ar. O médico adiantou um possível diagnóstico de asma por sequela do COVID-19. Eu nunca tinha tido asma antes“, explicou a enfermeira que precisará passar por algumas sessões de fisioterapia respiratória.

Para Lionete dos Santos Pires, diretora executiva do Sind-Saúde em Minas, esta decisão do supremo é importante porque o trabalhador passa a contar com os direitos previdenciários, inclusive, garantindo a pensão à família em caso de morte.

Sobre nordesteonline

Veja Também!

PF faz buscas na casa do governador do Piauí, Wellington Dias

Polícia Federal realizou buscas na casa do governador Wellington Dias (PT), no gabinete da primeira-dama …

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram
error: Content is protected !!