Home / Curiosidades / O que são wearables e por que você vai querer usar um em breve

O que são wearables e por que você vai querer usar um em breve

Acompanhando os lançamentos e novidades do mundo da tecnologia, provavelmente você já se deparou com o termo “relógios inteligentes” ou leu sobre “dispositivos vestíveis”. Agregando tecnologias de ponta e praticidade em um formato compacto, wearables do tipo vêm ganhando espaço no mercado e são vistos como tendência futura por muitas fabricantes.

Seja na forma de relógios, pulseiras ou até mesmo óculos de realidade virtual, esses aparelhos evoluem rapidamente e estão cada vez mais acessíveis ao grande público. Assim como acontece atualmente com os smartphones, não deve demorar muito tempo até que eles se tornem uma parte integral da vida de muitas pessoas.

O que são wearables?

Embora o termo wearable já dê pistas de como funciona um dispositivo do tipo, a nomenclatura não conta todos os detalhes. A tecnologia em questão não somente pode ser usada como uma peça de roupa ou um acessório, como também tem que possuir características que a conectem a outros aparelhos ou à internet.

Em outras palavras, aquele fone de ouvido de última linha ou um relógio digital não necessariamente são wearables — embora eles também possam se encaixar na categoria. A geração mais recente de gadgets é conhecida por trazer uma série de sensores que ajudam a aumentar sua organização, incentivar a prática de exercícios ou acompanhar programas de perda de peso, entre outras possibilidades.

Complemento para uma vida saudável

Optando por um formato discreto, as smartbands são pulseiras equipadas com tecnologias inteligentes que se mostram perfeitas para a prática de exercícios. Um bom exemplo da categoria é a Gear Fit 2, da Samsung, que traz um GPS integrado para permitir que você acompanhe suas rotas enquanto pratica exercícios ao ar livre.

O acessório também registra em tempo real a velocidade e a distância de suas corridas, permitindo acompanhar com precisão a evolução rumo a seus objetivos pessoais. Um sensor de batimentos cardíacos não somente garante a precisão das informações obtidas, como permite acompanhar a intensidade de seus exercícios — deixando a seu cargo a decisão de aumentar ou não seus esforços.

Essas mesmas funções podem ser encontradas no Gear IconX, acessório que muda a forma como pensamos em fones de ouvido. Capaz de reproduzir músicas por conexão Bluetooth ou por conta própria — graças a uma memória interna de 4 GB que suporta até 1 mil faixas —, ele tem um design que elimina qualquer espécie de cabo visível.

Essas características são acompanhadas por sensores de batimentos cardíacos que monitorem seu progresso em tempo real. Comandos por toque e um sistema de notificações por voz garantem atualizações em tempo real sobre distâncias percorridas e a quantidade de calorias queimadas, entre outras informações.

A tecnologia wearable também está transformando o universo da realidade virtual. Uma das pioneiras da área, a Samsung criou em parceria com a Oculus o Gear VR, que usa seu smartphone Galaxy para transformar a maneira como você assiste a filmes e joga games.

Caso você não se contente em ver somente conteúdos produzidos por outras pessoas, pode completar sua experiência de realidade virtual com a Gear 360. Capaz de gravar até 130 minutos contínuos com uma única carga e contando com uma memória expansível em até 256 GB, o gadget oferece uma nova forma de ver — e registrar — o mundo a seu redor. As imagens podem ser transmitidas tanto para seu smarphone quanto para um computador ou diretamente para o Gear VR.

Sobre nordesteonline

Veja Também!

“É preciso recuperar a disciplina e a autoridade na escola”

Não é fácil encontrar uma opinião como a de Inger Enkvist (Värmland, 1947). Enquanto a …

error: Content is protected !!